quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Confira o que pega bem e o que pega mal na hora de montar seu currículo.


    Existem muitas dúvidas sobre como fazer o tal currículo ideal, e a resposta é bem simples: o currículo ideal existe apenas na sua cabeça. No mundo real, existem currículos bons e currículos ruins. Os melhores não são os mais completos e enfeitados, e sim os que falam a verdade. E lembrem-se, atividades extras valorizam, e muito, um currículo.
É muito importante que o seu currículo seja bem estruturado, para facilitar a leitura. Uma boa dica é ser objetivo. As primeiras coisas que devem ser pensadas são as suas informações: nome, data de nascimento, e-mail, endereço, número de telefone fixo e celular. Só informe a pretensão salarial se esse item tiver sido explicitamente requisitado na descrição da vaga.
A seguir, inclua sua formação acadêmica e suas experiências profissionais, sempre do trabalho mais recente para o mais antigo e indicando as datas. Se você ainda está procurando estágio, vale a pena colocar o colégio onde você se formou.
É no campo das Atividades Complementares que você irá mencionar seus trabalhos voluntários, trabalhos acadêmicos, atividades em centros acadêmicos, comissão de formatura, e, claro, sua experiência na Empresa Júnior. Erica Buganza, analista de Recursos Humanos do Itaú Unibanco, confirma essa importância: “A participação em uma Empresa Júnior é vista como um diferencial pela maioria das empresas. Afinal, empresários juniores são conhecidos pela proatividade, liderança e mobilização.”
Na parte de idiomas, você tem que ser honesto. Uma viagem de 2 meses que você fez quando tinha 15 anos para a França não vai garantir um francês avançado ou fluente. Imagine o entrevistador puxando assunto em francês com você! Claro que tudo o que você colocar em seu currículo por ser um diferencial, mas nada de embromações: o entrevistador sente que está sendo enrolado e, de cara, você pode ser descartado.

Não é necessário colocar suas características pessoais, afinal, são informações subjetivas e que, se forem importantes para aquela vaga e/ou empresa, serão características avaliadas em uma etapa presencial. No mais, tome cuidado com seus contatos. Se estiver em um momento de busca de oportunidades de emprego, tanto as mensagens de recado na caixa postal do celular quanto o endereço de email, devem ser o mais profissional possível (endereços como

Agora que você já tem as principais ferramentas, invista tempo e prepare com atenção seu currículo. Ele pode ser a principal chave do seu futuro profissional.
Pega bem

Pega mal

 - Ser objetivo, direto e claro.
 - Apresentar um layout organizado e limpo.
 - Ser honesto.
 - Valorizar suas experiências e principais atividades da função.

 - Mentir
 - Escrever demais, entrar em muitos detalhes etc.
 - Superestimar seus idiomas. 
 - "Encher linguiça".
Reportagem publica pela Brasil Júnior no link: http://www.brasiljunior.org.br/site/item/145-confira-montar-seu-curriculo

Um comentário:

  1. Não gosto de jogar fora meu tempo livre, por isso procuro sempre me atualizar, e nessas sempre acabo fazendo cursos online, nisso ja tenho uns 6 certificados. Pega mal colocar muitos certificados de cursos online no curriculo?

    ResponderExcluir